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EstratégiaTecnologia

Digitalização no varejo: saiba como alavancar sua loja física

A transformação digital é um fenômeno que incorpora o uso da tecnologia digital às soluções de problemas tradicionais. No setor corporativo, ela funciona como uma mudança de mentalidade. As empresas passam por esse processo visando se tornarem mais modernas e acompanharem os avanços tecnológicos, que não param de surgir. No âmbito varejista, você já ouviu falar dessa necessidade, afinal a digitalização no varejo tornou-se fundamental perante as mudanças no comportamento do consumidor. 

Mas o que significa essa digitalização? O nome traz inúmeras possibilidades, e muitos gestores consideram algo distante da sua realidade por entenderem que se trata de robotizar a loja e implementar soluções de alto custo. Mas não é bem por aí!

Queremos desmistificar esse conceito! Neste texto, você entenderá o que significa digitalização no varejo e como ela pode solucionar as principais dores do setor com soluções práticas, ágeis e assertivas, que serão tratadas como um investimento para aumentar a produtividade e os lucros do estabelecimento. 

Tenha em mente que esse processo reforça a necessidade de oferecer experiências positivas ao consumidor. E ter o cliente satisfeito é fundamental para se manter no mercado, tendo em vista a grande concorrência. 

Continue a leitura e saiba mais sobre digitalização no varejo!

Entenda o que é digitalização no varejo 

Como o próprio nome sugere, a digitalização no varejo se trata da transformação digital no setor. Nos últimos anos, a área adotou tecnologias em seus processos e reinventou as estratégias de vendas para atender as necessidades do consumidor, que se tornou mais exigente. 

Esse processo foi impulsionado nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19. O que antes era uma tendência em andamento tornou-se uma necessidade de rápida adaptação. A nova realidade se impôs e acelerou a transformação digital de forma não imaginada. 

O varejo se viu obrigado a adotar novos procedimentos para se manter durante a crise esperada. Neste momento, não se tratava de “escolher modernizar” o negócio, mas se adequar. 

Um exemplo claro de digitalização no varejo é o PIX, sistema de pagamento instantâneo, lançado em 2020 e que, em março de 2022, já contava com mais de 128 milhões de usuários. São milhões de chaves cadastradas e bilhões movimentados neste período, mostrando que o sistema caiu no gosto popular.  

A digitalização no varejo também visa simplificar os processos para o varejista. Métodos que antes demandavam mão de obra 100% manual, hoje são feitos de maneira automatizada, reduzindo erros e aumentando a lucratividade.

Meios de pagamentos digitais, autoatendimento, clubes de benefício e comunicação automatizada e sem divergências são algumas das inúmeras possibilidades de digitalização no varejo. 

Não podemos nos apegar apenas aos bons preços. Eles são fundamentais, mas se você quer atrair, conquistar, reter e fidelizar clientes, então precisa estar atento às tendências. Afinal, os consumidores buscam por muito mais que preço, eles querem uma experiência de compra.

Entenda a preferência do seu público

O comportamento do consumidor mudou, como citamos anteriormente. Sendo assim, para não ficar defasado, o varejista precisa correr atrás de um diferencial competitivo que o coloque em destaque em meio a concorrência.  

Soluções que entregam conforto, praticidade, segurança, qualidade e facilidade de efetuar as compras e se comunicar com a loja são alguns dos diferenciais buscados pelo cliente. 

Além disso, é fundamental investir em omnicanalidade. Quando falamos em digitalizar, essa é uma tendência que veio para ficar, e o cliente não abre mão de realizar suas compras e ser atendido em vários canais de comunicação.

Como avançar o processo e digitalizar a minha loja? 

Para dar sequência e ter sucesso com a digitalização no varejo é necessário seguir um passo a passo.

Respeite a LGPD 

Na proposta de digitalizar a sua loja, os dados são fundamentais para analisar e conhecer os seus clientes. Além disso, eles são necessários para identificar as tendências de mercado, tomar as melhores decisões de compra, precificar os produtos de maneira assertiva e realizar promoções atrativas aos consumidores. 

Contudo, em todo ponto de contato com o consumidor é preciso ter processos bem definidos na coleta e análise de informações. Esses processos começam pelo respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em outras palavras, é preciso ter a autorização do cliente para utilizar suas informações e personalizar o atendimento.

Realize a coleta de dados em todos os pontos de contato com o consumidor 

Em toda visita à loja o cliente deixa “vestígios”. Quais produtos foram comprados, as promoções nas gôndolas que ele aproveitou, como os pontos estratégicos e a comunicação visual do PDV impactaram em sua decisão de compra, quais meios de pagamento usados,  entre diversas outras informações.

É fundamental que a loja saiba como aproveitar esses dados. A digitalização se faz eficaz a partir daí, quando o sistema de ponto de venda e a integração com câmeras e outras soluções no PDV acrescentam dados da loja.

Realizar essa coleta e saber utilizar as informações a favor do estabelecimento e do consumidor ajuda a criar um grande diferencial competitivo. Assim, o cliente se sente cada vez mais confortável e familiarizado. Ou seja, propenso a consumir.

Comunique com mais eficiência

A experiência do cliente é o principal estímulo para o investimento na digitalização do varejo. Quando os processos acontecem de maneira ágil e eficaz, os resultados são refletidos na satisfação do consumidor.

A melhor maneira de começar essas mudanças é pela comunicação. Com os avanços tecnológicos, um novo panorama surgiu para que o varejo fale com o público com mais qualidade e eficiência. Desse modo, surge a necessidade de buscar soluções para se aproximar do consumidor.

Hoje o cliente é bombardeado por mídias publicitárias, o que faz necessário o contato de maneira diferenciada. Por esse prisma, a loja física se torna o foco, afinal, é nela que se estabelece um bom marketing de relacionamento.

Muitos lojistas acreditam que a comunicação no varejo consiste em produzir campanhas para mostrar preços baixos e grandes ofertas. Contudo, essa ideia está completamente errada.

Isso porque esse tipo de campanha pode até atrair a atenção do cliente. No entanto, se ele não conseguir se identificar com a marca e compreender a mensagem transmitida, ele não retornará para uma segunda compra.

A comunicação da loja é um fator decisivo para superar os desafios enfrentados e aumentar os resultados, visto que, além de divulgar ofertas e os itens das prateleiras, ela é fundamental para proporcionar ao cliente uma boa experiência de compra.

Afinal, quando feita com estratégia, a comunicação facilita e direciona a jornada do cliente,  proporcionando conforto e satisfação. 

Onde entra a digitalização?

Sabemos que fazer promoções no varejo é um processo que envolve muita complexidade,  desde a negociação com fornecedores ao layout exposto na gôndola. Mas as ofertas não precisam ser tão complicadas.

Ao automatizar a comunicação na loja, o lojista pode integrar as ofertas em uma única plataforma e produzir cartazes de produto, preço e promoção com eficiência e agilidade. Além disso, reduzir a divergência de preços entre gôndolas e check out. Tudo isso com inteligência e estratégia!

Como a Pricefy pode ajudar o varejista com a digitalização no varejo? 

Até aqui, vimos que para sobreviver em meio à concorrência as empresas precisam estar inseridas no processo de digitalização

Mas sabemos que essa tarefa não é tão fácil. Se você está em busca de se adequar e implementar soluções inovadoras em sua loja, esse pode ser o momento ideal para conhecer nossas soluções de Comunicação Omni-Mídia. 

Uma solução que reposiciona a experiência de compra do consumidor em loja para trazer eficiência operacional por meio de uma comunicação visual mais veloz, sem atrito e padronizada.

Fale com o nosso time e saiba como podemos te ajudar a alavancar os resultados da sua loja e transformá-la em um verdadeiro ponto de experiência!

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