4 benefícios da Comunicação Omni-mídia para o varejo

4 benefícios da Comunicação Omni-mídia para o varejo

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30/6/2022

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July 7, 2022
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No varejo, diversos elementos passam por um processo de comunicação estabelecido com o cliente. Informações de produtos, preços e promoções são alguns exemplos. A comunicação omni-mídia para o varejo busca integrar a comunicação dessas informações, a partir de seus diferentes canais no ponto de venda. 

Neste artigo, você vai entender o que é comunicação omni-mídia e seus 4 principais benefícios para o varejo. Boa leitura! 

O que é comunicação omni-mídia?


O foco da comunicação omni-mídia é reposicionar a experiência do consumidor no PDV a partir da padronização da estratégia comunicacional.

A partir dessa abordagem, se tem o objetivo de estabelecer um processo de identificação mais ágil e atrativo, por parte do consumidor.

Seja em cartazes impressos ou etiquetas inteligentes, o objetivo é trazer os diferenciais de um produto para a comunicação visual da marca. 

O shopper precisa conhecer tudo sobre o que está sendo anunciado, sem riscos, e quanto mais completo for esse processo, melhor será a experiência. 

Outro ponto fundamental da comunicação omni-mídia é a ligação com o omni-channel. A unificação dos canais de comunicação também precisa alcançar o ambiente digital. 

Dessa forma, é possível fazer com que os diferenciais de uma loja sejam identificados também fora dela: nas redes sociais, em clubes de benefícios, anúncios, e outras ferramentas.

4 benefícios da comunicação omni-mídia para o varejo!


1) Comunicação personalizada: identidade visual

A comunicação omni-mídia acontece a partir da utilização de algumas soluções tecnológicas. Elas permitem que todo o processo de padronização aconteça de forma automatizada e eficiente. 

Um desses processos é a identidade visual, que visa uma comunicação personalizada para cada loja.

Já existem, por exemplo, soluções de cartazeamento que promovem essa personalização padronizada. É possível produzi-los de forma automática e em escala.

Pense nos cartazes de um estabelecimento. Não seria estranho olhar para eles dentro de uma loja e identificar uma enorme quantidade de estilos diferentes? 

Portanto, a identidade visual trabalha para fazer essa padronização e transmitir os diferenciais de uma loja a partir dos itens de divulgação. Além dos cartazes, tabloides e panfletos também podem ser criados sempre a por meio de um padrão gráfico.

2) Mais atratividade nas campanhas

Além de trabalhar a identidade visual para garantir uma comunicação personalizada, a omni-mídia dá mais atratividade às campanhas

As ofertas, além de contar com bons preços, precisam atrair a atenção do cliente com eficiência. Para isso, é importante trabalhar com qualidade nos cartazes e outros elementos de divulgação.

Mas, como garantir a impressão de cartazes sempre atrativos? Existem alguns desafios, como o tempo que é geralmente gasto para produzir e imprimir os materiais.

Contudo, soluções como a impressão direta sem atrito, asseguram a produção rápida e flexível de cartazes e etiquetas de gôndolas, por exemplo.

A rapidez dos processos é muito importante, considerando que existe uma grande demanda de criação de novas promoções. Assim, é possível garantir muito mais agilidade na produção dos elementos necessários para ter uma boa comunicação no ponto de venda!

3) Redução de erros e custos no processo de comunicação

Um dos problemas que mais afetam a experiência de compra do cliente são os erros em cartazes e etiquetas. Informações de produtos erradas, e sobretudo preços e condições com incoerências, podem prejudicar o sucesso das ofertas e causar danos à sua marca.

Contudo, um dos principais benefícios da comunicação omni-mídia para o varejo é reduzir os erros de comunicação nesses elementos.

Uma das principais soluções neste sentido é a precificação inteligente. Com essa tecnologia é possível garantir a criação de etiquetas com dinâmica e eficácia.

Com esse recurso, as lojas podem eliminar problemas graves como a divergência de valores entre as gôndolas e o caixa. Neste sentido, há, ainda, a possibilidade da auditoria de preços.

Além de eliminar erros, os custos também são reduzidos. A atualização dos preços pode ser automática e centralizada em apenas um sistema, o que garante uma melhor economia dos recursos!

4) Garanta a comunicação padronizada em diferentes lojas

Para estabelecimentos varejistas que trabalham com mais de uma loja, um dos maiores desafios é garantir uma comunicação visual padronizada em seus diferentes espaços. A comunicação omni-mídia também existe para solucionar esse problema.

Garantir uma comunicação padronizada em cada uma das lojas de uma mesma franquia é primordial. Afinal, as pessoas precisam entender que se trata de uma mesma marca.

Também é importante assegurar que os diferenciais dessa loja valem para qualquer unidade. E transmitir esses diferenciais nos materiais de comunicação é fundamental.

Para isso ser possível, a abordagem omni-mídia engloba conceitos muito interessantes. Um deles é o marketing sensorial.

Se você trabalha com mais de uma unidade no varejo, até mesmo os sentidos podem ser estimulados. As lojas podem ter, todas elas, um aroma específico, um mesmo tipo de música que toca nos alto-falantes. Tudo isso contribui para a criação de uma identidade! 

Otimize a experiência do cliente com a comunicação omni-mídia para o varejo 

Vivemos a era da experiência no varejo. Os clientes desejam, cada vez mais, por aspectos que vão além da qualidade dos produtos e bons preços. Eles querem um atendimento humanizado e uma jornada de compra ágil, sem ruídos e estresses. 

Portanto, os benefícios da comunicação omni-mídia para o varejo alcançam exatamente esses desafios. Se o trabalho for feito com qualidade e profundidade, a loja pode usufruir de diversas vantagens!

Potencializa as vendas: os clientes consideram, gradativamente mais, a qualidade da experiência para tomar a decisão de compra, ainda no PDV. Por isso, uma experiência satisfatória ajuda a aumentar as vendas.

Fideliza o cliente: uma boa experiência de compra faz o cliente querer voltar muito mais vezes na loja. Ele se sente confortável e confia na qualidade do serviço prestado naquele estabelecimento. E, além disso, recomenda o estabelecimento com mais frequência.

Aumenta a competitividade: promover os diferenciais da loja, como aspectos relacionados à jornada de compra, cria, também, um diferencial competitivo no varejo. Afinal, nem todos os concorrentes darão, ao cliente, os mesmos motivos para tomar a decisão de compra.

Agrega valor à marca: promover ao consumidor uma experiência satisfatória é um dos maiores ganhos de marca que se pode ter. Afinal, a percepção sobre a loja passa a ser muito mais positiva, o que fortalece a marca exponencialmente.


Sua loja está preparada para conseguir os melhores resultados na era da experiência no varejo? Considere trabalhar com a comunicação omni-mídia! Conheça as soluções da Pricefy para simplificar o processo de comunicação no varejo.

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