5 dicas para atrair os consumidores com cartazes no varejo

5 dicas para atrair os consumidores com cartazes no varejo

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12/1/2022

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February 9, 2022
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Se você quer aumentar as vendas em sua loja e atrair novos clientes, é necessário alcançar a excelência na gestão. Para isso, os mínimos detalhes devem ser aperfeiçoados. Um deles é a produção de cartazes de oferta, essenciais para chamar a atenção dos consumidores e garantir uma experiência de compra satisfatória.

Entendemos bem a importância da comunicação no ponto de venda, por isso produzimos este guia, que traz dicas fundamentais para atrair clientes e aumentar as vendas com cartazes no varejo. Boa leitura!

O principal objetivo dos cartazes no varejo

As comunicações de oferta trazem grandes oportunidades no varejo. Afinal, elas exercem uma série de funções importantes na loja e são indispensáveis para dois temas fundamentais no setor: a experiência de compra e a divulgação dos produtos, preços e promoção!

A importância dos cartazes no varejo se dá, principalmente, pela promoção dos itens. É uma forma eficaz de chamar a atenção para as ofertas e mostrar ao consumidor que naquele estabelecimento tem o que ele procura, por um bom preço. Ou seja, o cartaz é crucial para atrair novos clientes e influenciá-los a consumir no seu estabelecimento. 

A experiência de compra é outro fator importante quando se analisa a função dos cartazes no varejo. Além de atrair os clientes para a loja e divulgar ofertas, o cartaz tem outra função mais simples: informar e guiar os consumidores dentro da loja. 

Por esse motivo, eles ocupam um espaço importantíssimo na gestão estratégica do varejo, sobretudo na otimização do PDV. A seguir, você verá 5 dicas fundamentais para construir cartazes que chamem a atenção dos clientes e que não criem ruídos de comunicação. Acompanhe!

1) Capriche no design e transmita a identidade da loja

Se o objetivo é chamar a atenção dos clientes, um dos pontos mais importantes para construir bons cartazes no varejo é o design. Afinal, a identidade visual exerce um forte impacto psicológico nas pessoas e pode direcionar algumas tomadas de decisão. 

Um dos pontos mais importantes são as cores escolhidas para construir os cartazes. A psicologia das cores nos ensina que cada cor influencia de maneira diferente nas sensações que as pessoas têm ao visualizá-las. Portanto, se a necessidade é prender a atenção do consumidor, cores vivas e marcantes funcionam melhor! 

Entretanto, é preciso ter muito critério para escolher o estilo que se quer aplicar nos cartazes. Seguir a identidade visual da loja é crucial, porque acompanhar padrões visuais em todos os materiais de comunicação do estabelecimento transmite percepções positivas. Então, muito cuidado para não fugir demais dos padrões de seu negócio. 

2) Fontes e outras funcionalidades do design

A identidade visual engloba outros elementos visuais, como ícones e as fontes, por exemplo. Cartazes pedem fontes mais grossas, para reforçar as informações expostas de forma rápida. Contudo, é fundamental usar as mesmas fontes em todos os cartazes, ou pelo menos os que correspondem a um mesmo tipo de produto ou campanha.

Para além de chamar a atenção e causar boas impressões, o design dos cartazes no varejo também deve ser funcional para outros objetivos da loja. Destacar diferenciais, como a opção do cartão fidelidade ou formas de pagamento, por exemplo, pode ser uma ótima escolha. Afinal, além de promover o produto ou oferta você chama a atenção para um diferencial da sua loja.  

3) Esteja atento às questões jurídicas para cartazes no varejo

É importantíssimo saber as leis para cartazes no varejo, pois existem algumas regras necessárias para suas composições. Para cada setor e tipo de produto existem detalhes que obrigatoriamente devem estar no cartaz. É mais um fator que evidencia a importância de se produzir cartazes a partir de um processo profissional e eficaz.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estipula uma série de normas, que vão desde a obrigatoriedade de destacar alguns detalhes sobre as mercadorias e até mesmo o tamanho das fontes utilizadas. Órgãos como o Procon, por exemplo, atuam na proteção dos direitos da população caso alguma regra seja infringida pelas lojas.  

Portanto, é importante que a produção dos cartazes esteja alinhada com o setor jurídico da empresa. Essa integração ajuda a garantir que o estabelecimento siga todas as regras definidas para o segmento em atua. Ela é crucial para que o processo seja assertivo e evite notificações e problemas jurídicos para a empresa.

4) Regulamentação para promover ofertas

Para cartazes com promoções, por exemplo, existem normas específicas. Se a ideia é chamar a atenção pelo valor de determinada oferta, é necessário informar exatamente qual é o produto, a quantidade deles que está disponível e outras informações que diminuem a chance de haver algum mal-entendido. 

Ainda no caso das ofertas, existe outro exemplo que mostra o nível de detalhe que deve ser respeitado para produzir um cartaz dentro das regras. No caso de promoções com opção de parcelamento, é necessário muito cuidado. O tamanho da fonte deve estar proporcional ao número de prestações que é possível dividir aquela operação.

5) Garanta a qualidade do processo com a tecnologia

O cartaz parece um material muito simples, mas ao longo deste texto foi possível perceber que não é bem assim, certo? Ele exerce uma função crucial na comunicação com o público consumidor, mas para ter acesso aos benefícios é necessária muita estratégia para produzir as peças, além de responsabilidade nos quesitos jurídicos. 

Tudo isso faz com que a produção de cartazes no varejo seja um processo complexo. A boa notícia é que hoje existem soluções que fazem a automatização deste processo garantindo eficácia, além de poder acompanhar os resultados. Dessa forma fica mais rápido e  prático produzir cartazes e as chances de erros são bem menores!

Se essa dor do mercado também atinge o seu estabelecimento, então nós podemos te ajudar com o Cartazeamento Enterprise! Um sistema utilizado por grandes redes do varejo, que permite a criação de modelos de cartazes, a partir de padrões definidos para a sua loja, e tudo isso em larga escala! Saiba como funciona o Cartazeamento Enterprise e conheça seus benefícios!

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