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EstratégiaMarketing

5 dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais

Agosto reserva um momento valioso no calendário sazonal do varejo. Em 2021, o Dia dos Pais movimentou cerca de R$ 22 bilhões no comércio. Para 2022, a data promete, novamente, uma alta procura por presentes. Por isso, as lojas precisam se preparar com antecedência e assegurar competitividade neste período.

É importante aproveitar o tempo hábil para planejar as ações. E, além disso, compreender o negócio a partir de seus diferentes canais de venda, sempre com muita criatividade. O auxílio da tecnologia também é essencial para garantir o sucesso das estratégias.

Neste texto, você encontrará 5 dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais. Boa leitura!

1) Utilize os poderes das redes sociais 

Em qualquer estratégia de vendas, as redes sociais devem ocupar um papel central. Elas possuem um grande potencial para melhorar o desempenho em campanhas como as do Dia dos Pais. Ajudam a divulgar ofertas, promovem o engajamento com o consumidor e permitem aumentar as vendas no meio digital.

Uma página em rede social ajuda a aumentar a visibilidade da loja, e de suas ofertas. E os seus clientes precisam saber quais são as promoções e os produtos em destaque. Portanto, utilize esses canais para realizar uma divulgação estratégica. 

Também é possível trabalhar as páginas para incentivar compras via e-commerce. O cliente já está conectado, seja no celular ou computador, e ao visualizar um anúncio fica mais fácil acessar um site ou aplicativo para efetivar a compra. Uma ótima forma de aumentar as vendas no Dia dos Pais!

As redes também são fundamentais para aspectos que vão além da venda. É uma forma de se conectar com o público de maneira diferenciada, por meio do marketing digital. Assim, é possível estreitar a relação com o consumidor e ainda gerar engajamento nas redes, o que ajuda a alcançar novos clientes.

2) Comece as vendas pela vitrine

Se a divulgação das ofertas e a apresentação do seu negócio são aspectos cruciais nos canais digitais, na loja física não é diferente. E se no virtual esse processo se dá pela tela do celular, no físico ele se inicia nas vitrines das lojas. Sendo assim, é fundamental trabalhar com cuidado e sobretudo, estratégia.

Quando falamos em loja física, a fachada deve ser o primeiro ponto de atenção. Afinal, é também a primeira coisa que chama a atenção do cliente que passa por perto e o faz entrar na loja.

O cliente precisa ser atraído e lembrar que precisa fazer determinadas compras. Para aumentar a venda no Dia dos Pais, é importante preparar vitrines temáticas. Para isso, é indispensável definir uma identidade visual eficiente e atrativa para a campanha.

Portanto, organize as vitrines a partir de alguns fatores. As principais mercadorias devem ser destacadas, bem como é necessário manter o equilíbrio. Os modelos de cartazes, por exemplo, precisam ser padronizados dentro da identidade visual. E apresentar informações corretas e fáceis de serem lidas! 

3) Aumente as vendas no Dia dos Pais com presentes criativos 

Agora que você já conseguiu atrair o shopper e convencê-lo a entrar na loja, entramos em outro estágio. É necessário apresentar para esse cliente boas opções de compra. Neste sentido, fugir do óbvio é cada vez mais importante. Nessas datas, os consumidores buscam por produtos que tenham significado e sejam especiais. 

Para garantir presentes criativos e diferenciados, um dos primeiros processos é estudar o perfil dos seus consumidores. Certamente, você verá que existe uma grande diversidade de gostos e estilos de vida. O desafio é realizar campanhas e ofertas que cubram essa variedade para aumentar as vendas no Dia dos Pais.

Com esse estudo de perfis, é a hora de montar o mix de produtos. Os dados ajudam a promover uma personalização das ofertas de mercadorias. O objetivo deve ser se aproximar ao máximo dos possíveis gostos dos clientes.

Neste momento, coloque a criatividade para funcionar. As tendências do momento podem ser a chave para montar um mix de produtos atualizado e que abranja os diferentes perfis de pais e filhos. 

Você também vai ter que definir o preço dessas mercadorias, certo? Saiba como precificar produtos com excelência!

4) Volte o foco das campanhas para os filhos

As campanhas não podem ser pensadas apenas para os pais. Afinal, embora os presentes sejam para eles, são os filhos que vão comprar para presentear. Por isso é fundamental estudar e entender também o perfil deles e considerá-los em todos os estágios das estratégias.

São os filhos que vão tomar a decisão de compra e isso é um fator preponderante. Portanto, são eles que devem ser lembrados da data, e convencidos a comprar em sua loja. Isso influencia em todos os aspectos abordados anteriormente no texto: redes sociais, marketing digital, comunicação visual no PDV, mix de produtos, etc…

A relação afetiva entre pais e filhos pode ser a chave para o sucesso em cada um desses itens. Ela ajuda a montar a parte temática e de identidade das campanhas. Deixe claro que o objetivo da loja é agradar ambos os lados!

Voltar o foco da campanha para os filhos também abre possibilidades na montagem do mix de produtos. Ofertar mercadorias que tenham relação entre pais e filhos é uma ótima opção. Lembre-se de que muitas pessoas têm muitas dúvidas do que comprar para presente. Se sua alternativa for criativa, as chances de fechar a venda são maiores.

5) Realize ações diferenciadas de venda e fidelização

Para aumentar as vendas no Dia dos Pais, é imprescindível trabalhar as ofertas de forma estratégica. Além de uma boa experiência de compra e um mix de produtos de qualidade, o cliente espera por bons preços e boas condições. Além disso, existe uma série de possibilidades para promover ofertas personalizadas e vantajosas.

Uma delas é trabalhar com kit de produtos. Oferecer mercadorias relacionadas, a um valor promocional, faz com que o cliente se sinta privilegiado. Você ainda pode dar a opção para que os filhos personalizem esse kit.

Também é o momento de trabalhar com cupons e descontos especiais na compra de mais de um produto. Além de oferecer uma condição diferente para o shopper, a loja consegue elevar o ticket médio.

O objetivo em datas como o Dia dos Pais também deve ser fidelizar o consumidor. Portanto, todas essas ações são muito eficientes neste sentido. Dessa forma, é possível aumentar as vendas não só em épocas especiais, como manter esse ritmo ao longo de todo o ano!

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Você sabe o que é comunicação Omni-mídia? Se deseja ter sucesso no varejo por meio da comunicação visual da sua loja, é importantíssimo conhecer esse conceito. Continue no blog e leia o nosso post sobre essa estratégia!

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