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8 dicas para melhorar a exposição dos produtos no seu supermercado

A qualidade da experiência do cliente é fundamental para obter sucesso em um supermercado. Quanto mais facilidade ele tem para comprar, mais chances de ter uma jornada satisfatória, se tornar um consumidor fiel e recomendar a loja para outras pessoas.

São vários os fatores que influenciam na experiência do cliente. Neste texto, vamos detalhar um dos principais: a exposição de produtos no supermercado!

Ninguém entra em uma loja disposto a ficar procurando o produto que deseja em meio às gôndolas por muito tempo. Portanto, as mercadorias precisam estar bem organizadas, categorizadas e visíveis aos olhos do consumidor. 

Quer saber como colocar em prática as técnicas de exposição dos produtos em um supermercado?

Aqui vamos abordar a importância desse processo e ainda listamos 8 dicas para expor os produtos no supermercado corretamente e tornar suas ofertas mais atrativas. Boa leitura!

A importância de uma boa exposição de produtos no supermercado

Em um tempo no qual os clientes estão cada vez mais exigentes, cada detalhe conta muito para uma experiência satisfatória. O consumidor tem demandas bem claras quando vai a um supermercado, e a primeira delas é encontrar os produtos rapidamente.

Com os produtos bem categorizados, essa busca se torna mais fácil. Além disso, as mercadorias devem estar adequadamente organizadas nas gôndolas. Isso reduz ao máximo os ruídos que o cliente pode ter em sua experiência de compra.

É importante que sua loja tenha diferenciais competitivos, não somente bons preços e promoções atrativas. Ela precisa ser o menos estressante o possível e transmitir sensações positivas para o cliente, com uma jornada rápida e prática.

A exposição de produtos no supermercado também é importante na estratégia de vendas. A partir dela, a loja pode dar mais destaque para itens em oferta nas gôndolas. Ou seja, ela também é fundamental para que uma promoção tenha bons resultados.

Depois de entender a importância de uma boa exposição de produtos no supermercado, é hora de conhecer as 8 dicas para expor as mercadorias em sua loja!

1) Invista no planograma para otimizar o  PDV

Existem diferentes opções de marcas para praticamente tudo que o cliente deseja comprar. Ele já tem isso em mente, e faz parte do comportamento de compra avaliar essa escolha conforme qualidade da marca, preço ou preferência. 

Com o planograma, a loja facilita a escolha do cliente. Essa técnica visa organizar os produtos por categorias, tipos, marcas e outras formas de separação. O planograma padroniza a exibição e oferece ao cliente um visual mais amigável.

Se você deseja entender mais sobre o tema, leia o post sobre o planograma no blog, que traz, também, 4 dicas para melhorar a exposição no PDV!

2) Organize os produtos de acordo com níveis de visão

A exposição de produtos no supermercado também precisa ser estratégica. Organizar os itens nas gôndolas conforme os níveis de visão do cliente faz parte desse conceito.

Quando uma pessoa observa a prateleira, ela precisa fazer mais esforço quando olha para cima ou para baixo, certo? É nesse comportamento natural que pode estar o segredo de uma boa estratégia. Entenda como colocar essa abordagem em prática: 

  • Acima da cabeça = menor visibilidade: produtos que geram menor interesse.
  • Altura dos olhos = boa visibilidade: primeiros produtos a serem vistos, prioridade para ofertas com maior margem de lucro.
  • Linha da cintura = boa visibilidade: área nobre, destinada a produtos de boa procura.
  • Abaixo da cintura = menor visibilidade: produtos mais baratos, muito procurados, com alta rotatividade. 
  • Chão = menor visibilidade: é o lugar dos produtos mais pesados, para facilitar a operação e evitar acidentes.

3) Posicione produtos em oferta nos pontos estratégicos

A exposição de produtos em uma loja não se resume às gôndolas ou às partes tradicionais das prateleiras. Existem outras áreas nobres que podem ser muito bem aproveitadas, sobretudo para as promoções.

É muito efetivo posicionar produtos promocionais nas pontas das gôndolas, por exemplo. É uma área de boa visibilidade, que normalmente destaca bem o que é ofertado. Você também pode montar ilhas espalhadas pelo PDV para evidenciar ofertas e mercadorias com desconto.

4) Aproveite as datas comemorativas 

Trabalhar com o calendário sazonal é uma ótima forma de otimizar a exposição de produtos no supermercado. Datas comemorativas como Natal, Páscoa, entre outros, sugerem adaptações interessantes na forma de expor as mercadorias. 

Você pode montar ilhas exclusivas de produtos que serão mais procurados conforme a data e decorar gôndolas que contém mercadorias relacionadas à data em questão. Expor os produtos no supermercado também é se comunicar com o cliente e estimular gatilhos mentais!

5) Priorize um bom layout de loja para o supermercado

Para expor os produtos adequadamente no ponto de venda não basta se preocupar com as prateleiras e o planograma. Esses elementos são parte de um todo, uma organização geral da loja que impacta na experiência do cliente.

O layout de loja é capaz de otimizar a exposição dos produtos. Afinal, esse conceito busca encontrar o melhor aproveitamento possível do espaço. Um bom layout posiciona móveis como gôndolas e prateleiras para facilitar o fluxo de clientes na loja.

Além disso, a estratégia também é responsável por uma boa setorização do supermercado. Cada categoria, como frios, bazar ou padaria precisa estar bem posicionada. Se essa organização favorece o fluxo do consumidor, ela também potencializa a exposição dos produtos.

6) Utilize bem o espaço disponível na loja

Existe um processo fundamental para que o layout da loja funcione bem: controlar o uso do espaço disponível. Tudo precisa se encaixar, e para isso o supermercadista precisa ter noção da estrutura em que o estabelecimento está instalado. 

Esses cálculos são importantes para que a loja consiga expor tudo que é necessário. Com a visão sobre o espaço disponível é possível alocar as diferentes seções de um supermercado e as gôndolas, de forma eficiente.

A gestão do espaço permite uma exposição de produtos adequada e ainda favorece o fluxo dos clientes pelo supermercado!

7) Otimize a exposição de produtos com a iluminação

A boa iluminação é indispensável para se proporcionar uma boa experiência para o cliente. Portanto, se você deseja otimizar a exposição de produtos no supermercado, invista em um sistema de iluminação eficaz.

Para fazer a compra, o cliente precisa enxergar os produtos. Além de dar visibilidade para as mercadorias nas prateleiras, a iluminação correta impede que o consumidor tenha problemas para ler detalhes do produto, o que é muito necessário durante as compras.

8) Potencialize a exposição de produtos com a comunicação visual

A última dica não é, nem de longe, menos importante. Pelo contrário - a comunicação visual é uma ferramenta poderosa para potencializar os recursos de exposição de produtos no PDV.

Os elementos de comunicação visual, como placas, etiquetas, folhetos e digital signage são fundamentais para a sinalização da loja. São eles que indicam a qual setor cada corredor pertence, o que é fundamental na busca dos clientes pelos produtos.

A exposição dos produtos também é otimizada com cartazes de ofertas, que mostram ao consumidor quais são as mercadorias que estão em promoção, os diferenciais do produto e a validade da oferta. 

Vamos melhorar a exposição de produtos no seu supermercado? Comece pela comunicação visual e leia o nosso post sobre os 3 conceitos que ajudam a divulgar uma oferta com sucesso!

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