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EstratégiaMarketing

Como construir um funil de vendas para lojas físicas no varejo?

O propósito do lojista é ver os clientes entrando nas lojas para comprar, mas esse é apenas o último estágio do comportamento do consumidor. Construir um funil de vendas é fundamental para que sua loja alcance os clientes e faça com que eles cheguem no objetivo final: concluir a compra!

Aqui no blog, já temos um artigo sobre funil de vendas no varejo. Se você leu, sabe que a estratégia ajuda a aumentar as vendas de lojas físicas. Se ainda não teve a oportunidade de ler, abra o texto em outra aba para conferir depois ou antes mesmo de continuar este artigo. Dessa forma, terá uma experiência completa.

Para alcançar sucesso com uma loja no varejo é necessário ter estratégias de atração dos clientes e convencê-los a consumir. Esses dois fatores são trabalhados pelo funil de vendas, além da finalização do processo, a conclusão da venda.

Quer saber como colocar tudo isso em prática? 

Separamos um passo a passo para você construir um funil de vendas com sucesso. Boa leitura!

1) Mapeie o comportamento de compra do cliente

O funil de vendas é composto por três etapas: topo, meio e fundo. Cada uma delas representa um estágio pelo qual o consumidor passa para fazer sua compra. 

Topo: o cliente descobre que precisa do seu produto

Meio: o cliente se interessa pelo produto e considera comprá-lo

Fundo: o cliente decide por fechar a compra

Depois de identificar essas etapas é preciso mapear a jornada como um todo e dissecar os processos que fazem parte delas. Portanto, entenda quais são os defeitos que sua loja encontra no relacionamento com o cliente em cada um desses momentos!

Se o visual merchandising não é atrativo o bastante, a loja começa a falhar logo no topo do funil. Assim você não consegue estimular a descoberta do interesse no cliente.

No meio do funil, a loja precisa entender como aguçar esse interesse. Um atendimento ruim vai desperdiçar a vontade do consumidor e impedir que ele considere comprar na loja.

Já no fim, o estabelecimento precisa focar na experiência. Mesmo que ele já esteja decidido a comprar o produto, o atendimento precisa ser satisfatório para concluir o funil com sucesso!

2) Adeque a loja ao perfil do cliente

Após mapear os detalhes dessas etapas, a tarefa é entender o que o cliente precisa em cada uma delas e como a sua loja pode fazer a diferença!

É hora de adaptar essa abordagem à realidade dos seus clientes. Para criar as estratégias necessárias é indispensável conhecer quem ele é e traçar o seu perfil. 

Comece pela análise de mercado, dos concorrentes e do perfil de consumidor da loja. Assim é possível entender as dores que sua loja precisa solucionar e quais podem ser os diferenciais do negócio em cada etapa do processo de venda.

Adaptar as estratégias da loja ao perfil do cliente é crucial para o sucesso do funil de vendas do empreendimento. Essa sincronia é o que permite atender as expectativas do consumidor.

Com o entendimento sobre o potencial cliente fica mais fácil construir um funil de vendas. O varejista vai saber exatamente o que fazer para atrair o consumidor, convencê-lo a comprar e fechar a venda!

3) Defina estratégias para cada etapa do funil

Os estágios do funil apresentam diferentes desafios que a loja precisa cumprir. Chegou o momento de entender o que fazer em cada etapa para levar o cliente ao fundo do funil e aumentar as vendas de sua loja física!

É primordial entender que o principal objetivo é conseguir conversões ao final de cada etapa. Ou seja, você precisa de estratégias que, depois do processo de topo do funil, leve o consumidor para o meio, e consequentemente ao fundo do funil.

Conseguir essas conversões não é simples e você precisa pensar em estratégias de conversão para cada etapa. Veja um exemplo do que pode ser feito!

Topo do funil

Além de chamar a atenção do cliente e aguçar o desejo de algum produto, você precisa convencê-lo a entrar na loja. Cartazes de oferta feitos com estratégia são um ótimo caminho para conseguir essa conversão.

Meio do funil

O cliente demonstrou interesse e entrou na loja? Agora o objetivo é conseguir a conversão para o fundo do funil. Uma boa comunicação visual ressalta as vantagens do produto e ajuda a sua loja a ganhar pontos na consideração do cliente sobre a compra.

Fundo do funil

Você conseguiu converter o cliente para a etapa final, mas ainda há desafios pela frente. Ele decidiu comprar o produto, mas ainda é necessário oferecer uma experiência agradável. Neste caso, a conversão gera ganhos além do fechamento da venda. Uma jornada satisfatória gera conversões como a fidelização do cliente e recomendações da loja.

4) Realize ações de pós-venda para fidelizar o cliente

Já que falamos em fidelizar o cliente, esse é um ponto importante para se aprofundar. Muitos podem interpretar que o fundo do funil é composto apenas pelo fechamento da venda, o que conclui todo o processo. Mas não é bem assim!

Construir um funil de vendas eficiente passa muito por entender que ele não termina quando o cliente paga por sua compra. Essa estratégia pode ser otimizada e render ainda mais frutos se o varejista executar processos focados no pós-venda.

Ações de pós-venda geram diversos ganhos para uma loja e consolidam ainda mais o funil de vendas. Elas permitem que o estabelecimento surpreenda e impressione o consumidor, o que agrega muito valor para a marca e reforça o relacionamento com o cliente.

Mas como executar um pós-venda capaz de fidelizar o cliente? Veja algumas dicas a seguir!

  •  Garanta uma entrega dos produtos rápida e sem complicações;
  •  Ofereça brindes exclusivos e descontos em compras futuras;
  •  Forneça auxílio em caso de dúvidas, assistência técnica e troca imediata.

A importância da comunicação visual para construir um funil de vendas

Agora você tem tudo que é necessário para construir um funil de vendas e melhorar os resultados de sua loja física!

Em todas as dicas você pôde perceber que a comunicação visual ocupa um papel central para garantir a conversão do cliente entre cada etapa, cetro?

Sinalização de loja, comunicação de preço e produto, tudo isso faz a diferença para atender as demandas do cliente em sua jornada.

Um dos principais problemas que as lojas têm nos seus processos de comunicação é o cartazeamento. Realmente não é uma tarefa simples garantir cartazes atualizados e em larga escala, sobretudo quando as empresas apostam em processos manuais.

Por isso aqui vai uma dica bônus: aposte na automatização do processo de cartazeamento!

Saiba quais são as vantagens de apostar nessa estratégia com o nosso artigo que lista 7 razões para escolher um aplicativo de cartazeamento!

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