Como tornar a comunicação da minha loja mais atrativa?

Como tornar a comunicação da minha loja mais atrativa?

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2/2/2022

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February 9, 2022
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Para vender mais no varejo é necessário atrair a atenção dos clientes, diante da árdua concorrência no setor. Além disso, também é crucial fazer com que cada vez mais shoppers conheçam o seu estabelecimento. A comunicação da loja é um fator decisivo para superar esses desafios e maximizar os resultados de um negócio.

Neste artigo, você vai saber como tornar a comunicação da loja mais atrativa e ainda irá conhecer alguns recursos que podem te ajudar a vender mais e reforçar sua marca. Vamos lá? 

A importância de otimizar a comunicação da loja

Se um gestor pretende potencializar as vendas, fidelizar o shopper e atrair novos consumidores, uma de suas prioridades deve ser otimizar a comunicação da loja. Não basta contar com os melhores produtos, boas novidades nas prateleiras e todo um processo de operação bem sucedido, se a comunicação não for feita de maneira adequada.

É necessário oferecer ao cliente motivos para escolher a sua loja e frequentar o espaço para fazer suas compras. Neste sentido, é importante oferecer boas promoções, descontos e preços atraentes. Contudo, tudo isso só chegará ao consumidor se for feito um bom trabalho de comunicação.

Além de divulgar ofertas e os produtos que estão nas prateleiras da loja, a comunicação exerce outras funções importantíssimas. Ela é crucial para proporcionar ao cliente uma boa experiência de compra. Afinal, quando feita com estratégia, ela facilita a jornada do cliente, sobretudo na procura pelos produtos e por boas promoções.

Entretanto, a experiência de compra é um conceito mais abrangente do que apenas a busca pelas mercadorias na loja. Ela se estabelece durante toda a jornada, até o pagamento pelo produto, e deve ser satisfatória em todas as etapas. Além disso, durante as compras do cliente, a loja tem a possibilidade de reforçar sua marca e fidelizar o consumidor.

A comunicação influencia diretamente nos resultados da loja. Por esse motivo, listamos, a seguir, algumas dicas para otimizar o processo de comunicação no varejo!

Invista no visual merchandising 

Quando o assunto é comunicação da loja, é imprescindível destacar a importância do apelo visual. Ele é responsável por causar um impacto imediato nas pessoas e proporcionar boas impressões, desde que seja investido, de fato, no visual merchandising.

Esse é um conceito que tem como principal objetivo apresentar os produtos da melhor forma possível. Não se trata apenas de deixar o ambiente bonito, mas, principalmente, de aproveitar os espaços da loja de forma estratégica.

Algumas técnicas são fundamentais para um bom visual merchandising. Destacar as marcas e produtos mais importantes nas gôndolas é uma necessidade, porque naturalmente os clientes procuram mais por mercadorias que estão em alta.

Ou seja, é importante pensar em todo o layout da loja. Portanto, identifique as zonas mais quentes no PDV, que atraem mais olhares dos clientes, para potencializar esses setores e, inclusive tentar aproveitar melhor os pontos mais frios e menos chamativos. Um planograma é uma excelente alternativa para melhorar a exposição dos produtos na loja.

Utilize com sucesso os recursos de comunicação do PDV

Para executar as estratégias de visual merchandising, existem alguns materiais de comunicação essenciais para o seu PDV. A seguir, você vai conhecer alguns desses recursos, que devem estar integrados à identidade visual e à comunicação da loja!

Faixa de gôndola 

A faixa de gôndola deve ser uma extensão da marca e de toda a campanha publicitária que vem sendo feita para determinado produto ou promoção. O consumidor deve olhar e diretamente associar o aspecto visual ao produto ou marca.

Stopper promocional

É uma peça semelhante às faixas de gôndola, colocada nas prateleiras para diferenciar produtos e reforçar promoções. Contudo, ela deve estar sempre à altura dos olhos do cliente, para chamar mais atenção e causar impacto, pois, são normalmente usados para apresentação de novos produtos, ou para ações promocionais, por exemplo

Móbile promocional

Material que fica suspenso em uma estrutura semelhante ao varal, usado para dar mais destaque às ofertas. Ele fica posicionado em uma altura elevada e tem dimensões maiores, o que aumenta a visibilidade para os clientes. 

Totem promocional

Recurso parecido com o móbile, porém costuma ficar no chão, em um lugar de destaque na loja. É uma estrutura que chama  a atenção e também pode ser usada para destacar promoções, campanhas e destaques, inclusive com imagens de pessoas em tamanho real.

Crie um ambiente atrativo e confortável para os clientes na loja

É fundamental proporcionar aos clientes um ambiente agradável na loja, que o faça ter vontade de frequentar sempre o estabelecimento. Para isso, é possível utilizar os outros 4 sentidos humanos, além do apelo visual, para provocar estímulos positivos no shopper.

Por isso, você precisa conhecer e aproveitar o marketing sensorial. Essa técnica visa criar uma atmosfera atraente na loja, que comunique a identidade do estabelecimento e, sobretudo, provoque sensações agradáveis no consumidor.

Experimente colocar uma música característica da sua marca ou campanha atual, ou então emitir um aroma agradável, que seja específico do seu estabelecimento. Essas técnicas fazem com que a experiência do cliente seja mais prazerosa, e dessa forma, ele certamente vai querer voltar!

Também é possível oferecer experiências que estimulem o tato e o paladar do consumidor. O mais importante é ser criativo e fornecer um ambiente que torne a visita do seu cliente um momento satisfatório para ele, e não apenas mais uma tarefa chata do dia a dia. 

Treine sua equipe para oferecer um atendimento de ponta

Atendimento também é comunicação! Portanto, é imprescindível priorizar aspectos que vão além dos materiais visuais de divulgação, ou de estímulos indiretos. A relação entre os colaboradores da loja e os clientes é tão importante quanto esses outros aspectos.

Vendedores e atendentes de caixa precisam se comunicar de forma humanizada e educada com os consumidores. Esse processo é fundamental para proporcionar uma boa experiência de compra, evitar ruídos e causar uma boa impressão no shopper

Portanto, invista no treinamento de sua equipe. Além disso, é fundamental trabalhar no aperfeiçoamento das técnicas de relação interpessoal dos colaboradores. Assim é possível oferecer um atendimento de excelência, que conta muitos pontos para a comunicação da loja!

Diversifique e potencialize os canais de comunicação da loja

É importante ressaltar que a comunicação da loja vai muito além do ponto de venda físico. Sobretudo em tempos de transformação digital, em que as pessoas estão conectadas o tempo todo às redes sociais e aplicativos, é fundamental investir na qualidade da comunicação de todos os canais!

As redes sociais são poderosas para atrair o cliente para a loja. Além disso, com elas é possível agregar outros valores, como: estreitar as relações com o shopper, reforçar a marca e alcançar um público mais abrangente.

Um bom trabalho de comunicação nas redes sociais também ajuda a reforçar todos os canais de venda como o e-commerce. Nesses espaços você pode estimular o cliente a comprar pelo site ou aplicativo e  aumentar o tráfego nesses canais!

A internet também é um excelente espaço para aperfeiçoar o marketing de relacionamento com o cliente. É possível oferecer promoções exclusivas por e-mail marketing, e claro, mandar mensagens especiais em datas comemorativas.

Dica bônus: otimize o processo de cartazeamento para tornar a comunicação da loja mais atrativa

Até agora, você acompanhou os impactos da comunicação nos resultados do varejo e viu como fazer para tornar esse processo mais atrativo. Se você chegou até aqui, então merece uma dica bônus!

Como abordamos ao longo do texto, é extremamente importante aproveitar o espaço da loja de forma estratégica. O cartaz é um material muito importante para destacar produtos, preços e as principais promoções da loja.

Entretanto, o processo de cartazeamento nem sempre é eficiente nos estabelecimentos. Informações erradas e um visual pouco atrativo, sem padrões ou em desacordo com a identidade visual da marca podem jogar contra a loja e causar impressões ruins ao consumidor. 

Se você deseja melhorar esse processo, então precisa conhecer uma das soluções da Pricefy. O Cartazeamento Enterprise, uma ferramenta que garante a produção de cartazes de forma automatizada, com peças padronizadas e em larga escala. E o melhor de tudo, sem margem para erros. Conheça as vantagens!

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