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EstratégiaMarketing

Melhore a experiência do cliente com degustação no supermercado

Os supermercadistas trabalham numa busca incessante para aumentar as vendas, elevar o ticket médio e conquistar novos clientes. Por isso, é necessário agregar ações estratégicas, que fazem a diferença. Uma delas é a degustação no supermercado.

Ao oferecer degustação grátis, a loja trabalha aspectos muito importantes para o varejo. Com essa estratégia, é possível permitir que o cliente conheça determinados produtos oferecidos pelo estabelecimento. 

Além disso, a degustação incentiva compras por impulso e, claro, funciona como um incremento na experiência do cliente

Neste texto, você vai conhecer os principais benefícios da degustação no supermercado e quais são os passos mais importantes para implementar essa estratégia em sua loja. Boa leitura!

Quais os benefícios da degustação no supermercado

A degustação grátis costuma ser irresistível para os clientes. Primeiro por ser gratuita, e não há ninguém que não goste de um agrado desses, não é mesmo?

Dependendo do produto, o consumidor pode se deliciar enquanto faz as compras, o que torna a experiência mais agradável. A partir daí, é possível listar muitas possibilidades positivas da degustação no supermercado. 

Uma das maiores vantagens da degustação é que, quando o cliente experimenta, aumentam as chances de ele consumir o produto oferecido. Em uma escala mais ampla, isso pode aumentar significativamente as vendas da loja. 

Também é importante ressaltar que esse tipo de venda normalmente ocorre de forma não planejada pelo consumidor. Ou seja, a degustação incentiva uma compra por impulso, que ajuda a elevar o ticket médio.

Por fim, conhecer novas mercadorias de qualidade pode motivar o cliente a procurar por mais produtos e fazê-lo voltar mais vezes à loja por conta da experiência positiva que teve, incrementada pela degustação gratuita.

Agora você vai compreender como executar uma estratégia de degustação eficiente!

Degustação no supermercado: como planejar?

São muitas as vantagens ao oferecer degustação no supermercado, mas para que a iniciativa produza os resultados desejados, é necessário planejamento

É um processo que precisa se adequar ao momento, ao perfil do público consumidor e estar conectado com as demandas comerciais do negócio.

É fundamental ter sempre em mente que a degustação precisa ser uma experiência sensorial agradável. E, para que isso funcione na prática, todos os detalhes fazem a diferença.

Listamos, a seguir, algumas dicas que podem garantir o sucesso do planejamento de degustação no seu supermercado!

Escolha o produto certo para oferecer na degustação

Um dos primeiros fatores a serem considerados no planejamento da degustação é o tipo de produto a ser oferecido. Essa definição precisa ser coerente com a estratégia de vendas e as necessidades da loja. 

A degustação pode ser de produtos que são novidades no estoque, ou mesmo de mercadorias que estão “encalhadas” e precisam ter saída. Ou seja, é possível aproveitar a degustação para melhorar o controle de estoque do supermercado. 

Também é importante escolher produtos que podem gerar uma maior margem de lucro, mercadorias mais atrativas, como chocolates, bebidas, petiscos e produtos de fabricação própria da loja.

Outros aspectos relacionados aos produtos devem ser tratados com muita atenção, como:

  • Garantir a qualidade do preparo da mercadoria oferecida em degustação;
  • Promover a rotatividade dos itens ofertados; 
  • Certificar a disponibilidade em estoque do produto.

Trabalhe com promotores especializados

As experiências de degustação sempre contam com uma pessoa que oferece e manipula os produtos. Além disso, esse profissional precisa tirar dúvidas que possam ser apresentadas pelo cliente. 

O colaborador nesta função funciona como um promotor do produto e da loja. Portanto, é imprescindível contar com pessoas que sejam especialistas em fazer esse trabalho, que saibam lidar com o público e dominem as informações sobre o produto em questão.

É possível encontrar esse promotor por indicação do próprio fornecedor do produto. Ele também pode ser alguém que já é funcionário da loja, mas o mais importante é garantir que ele vai assegurar um bom atendimento e potencializar a estratégia de degustação. 

Convencer o cliente não é uma tarefa fácil! Portanto, o treinamento do promotor é outra ação importante, que pode garantir o máximo de eficiência neste planejamento.

 Posicione a degustação e um local estratégico 

Após definir os produtos e indicar os melhores promotores para trabalhar na ação, é hora de executar outra etapa importante do planejamento. O local da degustação é um dos pontos que pode definir o sucesso da estratégia.

É importante posicionar o espaço de degustação em locais de maior movimento da loja, os chamados “pontos quentes”. Dessa forma, é possível aproveitar a circulação dos clientes para oferecer a degustação.

O varejista pode até fazer uma leve modificação no layout de loja para posicionar um balcão de degustação. Uma estratégia que pode melhorar o resultado da ação é posicionar esse espaço perto das prateleiras e corredores onde ficam os produtos oferecidos na degustação. 

Assim, o cliente que se interessar pela mercadoria e quiser comprá-la terá sua jornada de compra facilitada.

Defina as datas e horários ideais para a degustação

Além do local da degustação na loja, outra etapa crucial é definir as datas e horários para a ação. Afinal, o movimento e o tipo de consumo na loja muda conforme o tempo. Encontrar o melhor equilíbrio nessa equação pode fazer a diferença na estratégia.

A escolha da data e do horário da degustação no supermercado deve ser feita a partir de muito cuidado e estudo. Os dados podem ajudar o varejista a encontrar essa resposta, a partir da compreensão dos hábitos de consumo dos seus clientes. 

As degustações podem ser sincronizadas com datas comemorativas, o que faz do calendário sazonal um ótimo aliado nessa etapa. Além disso, os momentos do dia, como café da manhã, almoço, lanche e jantar também servem como referência.

Esse olhar cuidadoso para as datas e horários das degustações permite, inclusive, definir uma agenda que pode ser seguida toda semana.

Convide os seus clientes para degustar os produtos 

Tudo está pronto para uma ótima estratégia de degustação no supermercado. Você já definiu os produtos que serão oferecidos, conta com bons promotores, encontrou o melhor espaço na loja para essa ação e encontrou as datas e horários certos.

Agora é hora de fazer o cliente saber que seu supermercado está oferecendo a degustação. Mesmo que você a ofereça no melhor local da sua loja, uma divulgação extra só potencializa a estratégia. 

Você pode convidar o cliente para a degustação nas redes sociais, bem como utilizar a sinalização da loja para reforçar a mensagem, com cartazes espalhados em locais específicos do PDV. Também é positivo utilizar o tabloide de ofertas para fazer essa divulgação. 

A comunicação visual é muito importante para maximizar os resultados de todo tipo de promoção em sua loja, e no caso da degustação não é diferente.

E se você deseja melhorar o desempenho de suas ações para atrair clientes, continue no blog e leia o nosso texto sobre as 6 formas de chamar a atenção do consumidor com o cartazeamento no varejo!

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