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MarketingEstratégia

6 formas de atrair os clientes com cartazeamento no varejo

Atrair a atenção do cliente e proporcionar uma boa experiência de compra são dois processos muito importantes para a loja aumentar suas vendas. A comunicação na loja é fundamental para se alcançar esses dois objetivos, o que faz necessário e ressalta a importância do cartazeamento no varejo. 

Os cartazes são os responsáveis por tornar uma loja mais atrativa e eficiente na arte de vender. Por isso, é necessário buscar a qualidade nessa estratégia, com informações e técnicas que ajudam a otimizar o processo. 

É possível atrair clientes para o PDV de diversas formas e com diferentes abordagens. Neste texto, você verá alguns gatilhos e dicas para criar cartazes irresistíveis para o consumidor. Boa leitura!

A importância do cartazeamento no varejo

Antes das dicas, você precisa entender porque é tão importante colocar essa estratégia em prática. Além de informar sobre produto, preço e promoção, chamar a atenção do cliente é a principal função do cartazeamento no varejo. 

O cartaz explora o sentido visual das pessoas, um dos mais aguçados e decisivos no comportamento de compra. Nas vitrines e ao longo dos corredores das lojas, os cartazes destacam as ofertas do estabelecimento e seus principais diferenciais. Esse processo precisa ser eficiente e atrativo para que o consumidor se sinta interessado em comprar e aproveitar promoções.

O cartazeamento é responsável por orientar o cliente na loja. Contudo, falhas no processo também podem confundir o consumidor e atrapalhar a experiência de compra. Por isso, embora existam outros meios de comunicação no PDV, o cartaz é um dos mais importantes.

Agora você vai conhecer as 6 principais formas de atrair os clientes com cartazeamento no varejo!

1) Motivar compras por impulso nos cartazes

A compra por impulso é um hábito de consumo do cliente. Mesmo que ele entre em uma loja sabendo o que precisa comprar, sempre é possível convencê-lo a consumir mais e elevar o ticket médio da sua loja. 

O papel do estabelecimento é aproveitar essa oportunidade e oferecer produtos que nem mesmo o cliente lembrava ou sabia que estava precisando. O cartazeamento é um ótimo aliado para incentivar essas compras por impulso.

Os cartazes podem ser utilizados para sugerir essas compras extras ao consumidor. Neste caso, frases como “últimas peças”, “promoção válida até hoje”, “aproveite essa novidade”, provocam no cliente um sentido de urgência e escassez que costuma ser muito eficaz para aumentar as compras por impulso.

2) Destacar os diferenciais dos produtos

Uma das principais funções do cartazeamento no varejo é informar o cliente sobre os produtos em destaque. Além dos preços, é necessário utilizar os cartazes para caracterizar as mercadorias.

Cartazes que não deixam escapar dados importantes sobre os produtos geram uma sensação de maior segurança para o cliente. Assim, ele se sente mais à vontade para consumir aquele produto, já que o cartaz não deixou dúvidas sobre ele.

Além disso, informações sobre a procedência e qualidade das mercadorias também podem ser decisivas para a escolha do cliente. Se ao bater o olho no cartaz ele encontra um dado relevante, aumentam as chances de comprar aquele produto.

3) Utilize preço psicológico nos cartazes

Alguns gatilhos mentais são poderosos para atrair clientes. Simples técnicas de texto são capazes de criar uma narrativa irresistível na mente do consumidor. E é no cartaz que tudo isso acontece na prática.

O preço psicológico é uma das estratégias mais importantes para atrair a atenção do cliente com o cartazeamento no varejo. Adaptações na forma com que se aborda o preço do produto conseguem passar para o cliente a sensação de vantagem na compra.

A seguir, listamos algumas possibilidades de aplicação da psicologia de preços!

Centavo a menos: De R$ 100 para R$ 99,99! Divulgar produtos com preços que terminam em 99 passa a sensação de que a mercadoria está mais barata.

Ancoragem de preço: Compare o preço do produto em oferta com outra mercadoria similar de valor mais alto. Assim, a oferta em destaque é sempre mais vantajosa.

Valor em parcelas: Se um produto de R$ 500,00 parece mais caro, divulgue o seu valor em parcelas. Pagar 10 parcelas de R$ 49,99 dá a sensação que a mercadoria foi mais barata.

Contraste visual: O preço psicológico também pode ser explorado com efeitos visuais. As ofertas podem ser mais destacadas com mudanças nas cores e fontes.

Outras técnicas de preço psicológico como divulgar o desconto de um produto pela porcentagem e ofertas de pague 2, leve 3, por exemplo, também são muito poderosas. O importante é usar os cartazes para potencializá-las!

4) Mapeie o fluxo de clientes na sua loja

Além de atrativos por si só, os cartazes precisam estar bem posicionados na loja. Portanto, um processo fundamental é mapear o fluxo dos clientes na loja para entender quais são os locais mais quentes do espaço.

Depois de entender as áreas de maior visibilidade, é possível fixar os cartazes de forma estratégica. Outros aspectos são essenciais, como a altura em que os cartazes são posicionados. Assim, as ofertas terão ainda o destaque desejado.

5) Explore a psicologia das cores 

As cores não são meros detalhes visuais. Com o passar do tempo elas ganham relações culturais e impactam no subconsciente das pessoas. No varejo não é diferente, as cores são associadas a sensações que influenciam o comportamento do cliente. 

Por isso, a psicologia das cores também deve ser levada em conta para o cartazeamento no varejo. Existem várias abordagens possíveis, como simplesmente utilizar cores como amarelo, vermelho e laranja, que chamam mais a atenção, na hora de destacar ofertas.

No entanto, as cores também devem ser utilizadas para definir uma identidade da sua loja, conforme o segmento. As farmácias não fogem muito de cores mais sóbrias, como o branco (associado à saúde) e azul (associado a tranquilidade e estabilidade). Também é possível usar as cores para diferenciar setores em um supermercado. 

O mais importante é não descaracterizar a marca e encontrar soluções que façam sentido para o público alvo!

6) Tenha cuidado com a ortografia 

A pior impressão que se pode passar para o cliente é expor cartazes com erros ortográficos. Essas falhas transmitem uma sensação de descuido e amadorismo, o que é muito negativo para a marca. 

Além disso, deve-se evitar frases ambíguas, que podem confundir o consumidor. É preciso ter o máximo de clareza possível nos cartazes, afinal se trata de preços e informações indispensáveis sobre o produto.

Outro fator decisivo para o cartazeamento no varejo é a diagramação das peças. Utilizar as fontes certas e equilibrar os elementos no cartaz facilita a leitura e transmite a informação com mais eficiência. Conheça os melhores tipos de letras para fazer cartazes! 

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Se você leu todas as dicas e chegou até aqui, merece uma dica bônus!

O cartazeamento é um processo muito poderoso para melhorar os resultados no varejo. Contudo, produzir cartazes de qualidade em grande escala é um problema para muitas lojas. Por isso a automatização é o melhor caminho!

A Pricefy oferece o Cartazeamento 4.0, uma solução completa para criação e impressão de cartazes. Com o software, sua loja garante cartazes atrativos, com técnicas de visual merchandising e neuromarketing que vão aumentar suas vendas, além de conteúdo estendido para proporcionar uma melhor experiência para o cliente. Conheça as vantagens do Cartazeamento 4.0!

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