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Neuromarketing em farmácias: saiba como aplicar essa estratégia

O marketing dispõe de diversas ferramentas para melhorar os resultados dos negócios. Atualmente, é difícil que algum segmento tenha sucesso sem essa estratégia, e para as farmácias não é diferente. Atrair consumidores, aumentar as vendas e fidelizar clientes são objetivos que precisam de um bom trabalho de marketing para serem alcançados.

Com o passar do tempo, o conceito de marketing se desenvolveu a partir de muito estudo, e novas práticas foram surgindo. O neuromarketing, por exemplo, mostra que os avanços chegaram até mesmo ao estudo do cérebro humano para se encontrar formas de otimizar as estratégias.

Se você é gestor ou atua no departamento de marketing de uma farmácia, é certo que busca se diferenciar dos concorrentes. Então, por que não utilizar a compreensão de mente humana como um caminho para otimizar os resultados? Essa é a grande chave do neuromarketing no varejo.

Neste texto, vamos abordar as ações de neuromarketing em farmácias. Você vai entender como esse conceito ajuda a aumentar o impacto das estratégias para obter sucesso com o cliente e as principais formas de colocá-las em prática na sua loja.

Boa Leitura!

O que é neuromarketing?

A neurociência é uma área que estuda o sistema nervoso do ser humano. Entre outras funções, ajuda a entender o papel crucial do cérebro na tomada de decisão das pessoas. É um conhecimento que permite explicar os fenômenos da mente e as reações que ela provoca no corpo.

O marketing busca gerar valor sobre produtos, serviços ou marcas. Contudo, é possível dizer que as ações de marketing também estão, ou deveriam estar, cada vez mais focadas na mente. Afinal, elas buscam gerar sensações no cliente e direcionar a tomada de decisão para a compra.

O cientista Ale Smidts, da Erasmus University, encontrou a proximidade entre as áreas e as uniu para criar o termo neuromarketing.

Se o marketing existia para mexer com as emoções das pessoas e incentivar decisões, era necessário estudar como a mente humana reagia aos estímulos da estratégia. Gerald Zaltman, pesquisador de Harvard, se aprofundou nesse estudo.

Por meio de testes com ressonância magnética, Gerald analisou o impacto neurológico que determinadas ações de marketing causavam nas pessoas. Desde então, o neuromarketing se transformou em uma ferramenta focada em entender o comportamento do consumidor com base na neurociência.

Entenda a importância do neuromarketing no varejo

Após entender o que é o neuromarketing você compreenderá a importância da sua aplicação no varejo, com foco no setor farmacêutico.

Toda farmácia precisa, constantemente, atrair novos clientes e persuadi-los a comprar neste estabelecimento. Para isso é necessário conhecer o consumidor, entender suas preferências e demandas. Mas, como fazer isso? Compreendendo a mente do cliente!

O neuromarketing oferece essa possibilidade. Ele viabiliza, a partir de análises neurológicas, entender o comportamento do consumidor. Esse estudo gera dados que aproximam o varejo do cliente e de suas reais características.

Entender a mente do cliente é entender suas necessidades de consumo. É compreender o que o faz permanecer por mais tempo na loja e ampliar suas chances de compra. É saber como o impactar em uma campanha a ponto de convencê-lo a consumir.

A partir daí, aplicar o neuromarketing em farmácias ajuda a otimizar uma série de fatores primordiais na sua relação com o consumidor. Vamos aos exemplos!

A sensação de que é necessário comprar

Com mais conhecimento do cliente é possível adaptar o mix de produtos na loja. Você consegue entender os gatilhos ativados pela ida à farmácia e oferecer mercadorias extras, que podem se encaixar perfeitamente naquele momento para o consumidor.

Não é à toa que as grandes farmácias têm ampliado cada vez mais seu mix. Um cliente que busca por um remédio pode ter o senso de aproveitar a ocasião para resolver outras necessidades.

Elas poderiam ser solucionadas em um supermercado, contudo, eles aproveitam a ocasião para poupar tempo.

Impactar as emoções do cliente nas campanhas

O neuromarketing é essencial para ajudar uma farmácia a otimizar suas campanhas. Ele considera que o ser humano não é passivo. Ele tem emoções e reage a elas. Por isso, é necessário explorar melhor isso para encantar e conquistar engajamento.

Portanto, ao considerar as emoções do cliente é possível melhorar a divulgação de uma promoção. Existem várias técnicas que provocam gatilhos mentais poderosos para atrair a atenção das pessoas e direcionar suas decisões para a compra.

Em seguida você conhecerá outros exemplos e suas aplicações.

Como aplicar o neuromarketing em farmácias?

Agora que você já sabe a importância do neuromarketing em farmácias e conhece suas possibilidades, mostraremos como fazer a aplicação do neuromarketing no setor!

Em primeiro lugar, é importante entender que uma estratégia de neuromarketing bem sucedida envolve três pilares: emoção, engajamento e memória. A maior responsabilidade da equipe de marketing de uma farmácia é explorar a emoção para obter engajamento e garantir um espaço na memória do cliente.

Conheça algumas ações baseadas no neuromarketing para garantir o sucesso de sua farmácia com o consumidor!

Construa valor para os produtos anunciados

Um dos princípios atuais do marketing é ajudar o cliente antes de vender. Essa é uma das melhores formas para se gerar valor sobre os produtos, o serviço e a marca de uma farmácia.

Comece estabelecendo uma qualidade de atendimento acima da média para impressionar o cliente. Você também pode oferecer clube de descontos, serviços extras como entregas rápidas e ainda produzir conteúdo útil e relevante nos canais de comunicação, seja dentro ou fora da loja.

Com o neuromarketing, todos esses aspectos ajudam a construir um valor diferenciado sobre elementos valiosos para a sua farmácia. São ações que geram, no cliente, a sensação de que comprar no seu estabelecimento tem melhor custo benefício.

Use gatilhos mentais de urgência e escassez

Explorar o sentido de urgência e escassez é uma das formas mais eficientes de ativar gatilhos mentais nos consumidores. Se uma promoção está acabando ou há poucos itens disponíveis nela, o cliente tem mais chances de sentir a necessidade de aproveitar.

A execução se dá a partir de algumas técnicas simples, mas eficazes. Frases como “enquanto durar o estoque”, “só hoje”, “última chance” funcionam bem dentro da proposta de provocar estímulos no subconsciente do consumidor.

Trabalhe o marketing sensorial

A experiência do cliente na farmácia também pode ser incrementada. Os sentidos humanos, como olfato, visão e audição, provocam sensações que afetam a tomada de decisão. É possível utilizar isso para tornar um estabelecimento mais confortável e propenso às compras.

Luzes bem equilibradas, som ambiente ou músicas características e aromas agradáveis. Tudo isso provoca sensações de conforto, o que é fundamental priorizar no ponto de venda. Afinal, um cliente que permanece por mais tempo na loja tem mais chances de consumir.

É hora de aplicar o neuromarketing em sua farmácia!

Em um segmento tão concorrido, é primordial buscar a excelência no contato com o consumidor, em todas as suas fases: atração, decisão de compra e fidelização. A aplicação do neuromarketing em farmácias abre uma série de possibilidades criativas para cada um desses momentos.

Ao entender o que o cliente deseja e tem como preferência, sua farmácia aumenta as chances de conquistá-lo, além de proporcionar uma experiência diferenciada. Isso é fundamental, porque vivemos a era da experiência do cliente. Portanto, é imprescindível buscar conceitos que façam sua loja evoluir.

A arquitetura de experiência é um deles e ajuda a proporcionar ao consumidor um melhor relacionamento com a marca. Continue no blog e leia nosso artigo sobre arquitetura de experiência!

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