Voltar ao Blog
MarketingEstratégia

Ações de marketing no varejo: o que fazer para atrair mais clientes?

Atrair mais clientes é sempre um dos principais objetivos de qualquer empresa. Em um mundo cada vez mais conectado, em que os processos de inovação estão muito acelerados, não é simples manter a competitividade, principalmente no setor varejista. Um dos aspectos que você precisa dominar é o marketing no varejo, e como algumas ações podem gerar bons resultados.

Saiba agora, a importância do marketing no varejo e como ele funciona. Veja também quais são as campanhas mais arrasadoras para atrair novos clientes, aumentar as vendas e causar impactos positivos na sua marca!

Marketing no varejo: como ele funciona e quais são os seus objetivos

O marketing, no contexto do varejo, busca atrair clientes a partir de uma série de estratégias bem elaboradas. Além de promover mercadorias e novas ofertas, o marketing no varejo pode ser entendido como um processo de relacionamento com o consumidor, ao longo de toda jornada. Portanto, se atrai o cliente pela qualidade na experiência de compra!

O papel do marketing na experiência do cliente é ajudar na solução de problemas dos consumidores, e assim, corresponder às expectativas deles ao longo da jornada de compra. Dessa forma é possível ter mais competitividade no mercado, diante da concorrência. Seu estabelecimento conquista novos shoppers e, sobretudo, fideliza os clientes.

Contudo, é necessário destacar, também, outros aspectos mais clássicos como objetivos primordiais do marketing no varejo. Além de estabelecer um padrão de qualidade no atendimento ao cliente, e como consequência disso, o marketing contribui no posicionamento da marca, ao criar uma imagem mais positiva!

Não é muito diferente do conceito de marketing aplicado em outras áreas e setores do comércio. Entretanto, neste texto, vamos entender a implementação dessa estratégia para o setor varejista, sobretudo como ela pode ser aplicadas no ponto de venda e outros canais além da loja física.

Por isso, a seguir, você vai conhecer quais são as ações de marketing mais atraentes para conquistar o shopper, atrair novos clientes e gerar valor para a sua marca!

Fortaleça o marketing no varejo com o visual merchandising

Se o objetivo é fortalecer o conceito da marca dentro do PDV, e assim efetuar mais vendas, investir no visual merchandising é uma das ações primordiais. Portanto, utilize recursos visuais como faixas de gôndola e mobiles promocionais. Esses materiais ajudam a chamar a atenção do cliente e ainda contribuem na sinalização das ofertas e produtos de destaque na loja.

O visual merchandising é um dos pilares do marketing no varejo e o cartazeamento está entre as etapas mais importantes. Garantir a produção de cartazes que atraiam a atenção do shopper para as promoções é fundamental, além de guiá-lo com informações corretas. Assim, sua loja proporciona uma boa experiência de compra e, com isso, alavancar as vendas!

Use o poder do marketing sensorial na experiência de compra

Embora o apelo visual seja muito importante para o marketing no varejo, não é o único sentido humano que pode ser explorado neste contexto. O marketing sensorial vem para provar isso e, busca aguçar, também, o tato, o olfato, a audição e o paladar do cliente, com o objetivo de oferecer a ele uma experiência de compra realmente diferenciada.

As possibilidades são muitas. É possível que sua loja tenha um odor característico, ou ainda uma trilha sonora agradável para os clientes. Você ainda pode oferecer amostras grátis de alimentos apetitosos ou promover experiências táteis de experimentação dos produtos. Tudo isso pode reforçar sua marca e aumentar a qualidade da experiência do cliente!

Otimize o atendimento e o relacionamento com os clientes

A qualidade do atendimento é um dos fatores que mais contam para as impressões que o shopper tem sobre sua loja. Portanto, o atendimento também é um dos pilares do marketing no varejo. Treinar os colaboradores é um passo decisivo para promover um atendimento que transmita as mensagens positivas que o seu negócio pretende passar.

Ações de relacionamento com o cliente também são indispensáveis. Oferecer um clube de vantagens, ofertas especiais ou mesmo mandar mensagens individuais, em datas especiais, são estratégias que contribuem para personalizar o atendimento e fidelizar o shopper. Ele certamente vai se sentir especial, o que conta muitos pontos para sua marca!

[H3] Aproveite a sazonalidade para criar campanhas de marketing no varejo

O calendário sazonal é um recurso poderoso para a gestão do varejo, em diversos setores. Ele ajuda a planejar melhor os processos, seja no controle de estoque, no financeiro, e claro, no marketing. É possível se antecipar às principais datas comemorativas e, dessa forma, preparar campanhas arrasadoras para cada uma delas.

Momentos como o Carnaval, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães e Natal, entre outras, são ótimas oportunidades para o marketing no varejo. Em datas comemorativas, as pessoas ficam mais propensas a consumir e boas ações podem ajudar a potencializar essas possibilidades, o que gera impacto positivo nas vendas e na atração de novos clientes!

Invista em marketing digital para maximizar os resultados da loja

O marketing digital é um recurso poderoso, que produz bons resultados não só para o ponto de venda físico, mas para todos os canais de venda do estabelecimento. As pessoas estão cada vez mais conectadas às redes sociais, portanto, para ter uma boa competitividade neste mercado, é necessário explorar bem isso.

É imprescindível investir em anúncios pagos, que ajudam no crescimento da base de seguidores de sua loja nessas redes. Ações com influenciadores e produção de conteúdos relevantes, não só nas redes sociais, como para blogs, também são estratégias valiosas para aumentar vendas online e ainda gerar mais movimento nos pontos de venda físicos!

Por que investir na experiência do cliente é tão importante?

O que você acha que diferencia a sua loja das outras? Os produtos normalmente são os mesmos em todos os estabelecimentos. Preços e ofertas podem até mudar, mas não variam tanto. Por isso é cada vez mais significativo entender a importância da experiência do cliente, como um conceito amplo e cheio de nuances.

A sociedade mudou e hoje têm demandas diferentes das que tinha há 8 ou 10 anos. O varejo deve se preparar para atender às expectativas de consumidores que desejam por processos cada vez mais ágeis e anseiam por uma experiência de compra que seja, sobretudo, divertida

Aqui na Pricefy trabalhamos com esta abordagem para o marketing no varejo, de olho no futuro e nas mudanças que já estão acontecendo no presente. Conheça nossas soluções!

Aproveite e acompanhe a Pricefy nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube.


Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.