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MarketingEstratégia

O inverno está chegando: prepare seu supermercado para a estação

O inverno é uma das estações mais características do ano. Ele pede adaptações para que as pessoas se protejam do frio e, com isso, modifica alguns hábitos. Quando se trata de consumo no varejo alimentício, a procura por determinados produtos aumenta. Por isso, os supermercados precisam aproveitar e se preparar para vender mais no inverno!

Eventos como a Festa Junina e ainda outras datas comemorativas sazonais também acontecem no inverno. É possível correlacionar esses momentos com o frio, o que faz deste período um dos mais interessantes para se alavancar as vendas.

Saborear as comidas típicas do São João, curtir aquele friozinho ou mesmo se sentir mais confortável no inverno. Seu supermercado pode - e deve - ajudar os clientes a aproveitar todas essas particularidades da estação.

Por isso, preparamos neste post dicas imperdíveis para abordar a sazonalidade de forma eficiente. Estoque, ofertas, marketing e preparo do ponto de venda precisam funcionar com excelência. Saiba como garantir o sucesso do seu supermercado no inverno!

Monte o mix de produtos correto para a época


Um dos principais fatores para o sucesso de um supermercado no inverno é ofertar os produtos corretos. Por isso, é necessário adaptar o mix conforme a demanda dos clientes, específica nesta estação. Mas o que as pessoas consomem no frio? 

Existem diversas situações a serem analisadas. Para esquentar nas refeições principais, os consumidores costumam recorrer às sopas e caldos. Produtos como batata, mandioca, feijão e outros legumes não podem faltar nas prateleiras. 

Chás, vinhos e queijos também são mercadorias de destaque. Elas contribuem muito com a harmonização das refeições típicas do inverno. E claro, fazem parte daquele mix de produtos versáteis, que pode encaixar bem em um jantar a dois, por exemplo.

A escolha de produtos, em relação à sazonalidade, também precisa considerar a Festa Junina. O evento, que acontece no inverno, se notabiliza pelas muitas comidas típicas que ajudam a esquentar as festas de São João.

Portanto, é imprescindível garantir uma boa oferta dos produtos mais procurados na temática da Festa Junina. Canjica, milho, leite, amendoim, creme de leite… Não deixe que o shopper se depare com a falta dos insumos necessários para preparar essas delícias!


Prepare o estoque para oferecer as mercadorias em alta

Depois de montar o mix de produtos, é necessário preparar o estoque. Se o primeiro passo é saber quais são os produtos em alta, depois disso algumas tarefas precisam ser executadas para que as mercadorias estejam disponíveis no supermercado. 

Um processo muito importante é saber exatamente a quantidade, para não acontecer a ruptura de produtos no PDV, e também os excessos. Analisar os dados das compras de anos anteriores ajuda a evitar erros na compra das mercadorias. 

Esses dados também auxiliam a delimitar o comportamento de compra do público consumidor. Embora alguns produtos sejam tradicionais, estudar essas informações contribui para organizar o estoque com mais eficácia e aproveitar oportunidades!


Ofereça diferenciais aos clientes para vender mais no inverno

Agora você já tem o mínimo necessário: mix de produtos corretos para o período e estoque preparado. Contudo, para aumentar as vendas no inverno, ainda é necessário realizar ações que chamem a atenção do shopper e façam a diferença em suas escolhas. 

Oferecer kits de produtos é uma ótima forma de garantir ofertas atrativas. Neste período, você pode instigar os consumidores a criarem momentos especiais, que casem bem com a época. 

Um kit possível é o vinho com porção de queijos. Quem não gostaria de curtir uma noite fria a dois degustando essa combinação? Também é possível incluir um fondue doce, para fechar com chave de ouro. 

Você também pode oferecer, em conjunto com mercadorias usadas para fazer sopas, pães italianos que ajudam a preencher o prato, ou mesmo disponibilizar um kit de bebidas quentes, como café, chá ou capuccino. 

Todas essas alternativas possibilitam o aumento do ticket médio. Dessa forma, o supermercado consegue vender mais no inverno e agradar o cliente com promoções personalizadas e vantajosas. Assim, o consumidor pode curtir um friozinho mais prazeroso!


Trabalhe o marketing com abrangência 

Os kits especiais estão preparados e muitas ofertas atrativas foram construídas. Contudo, para que todo esse trabalho dê resultado, é necessário divulgar as ações com qualidade. Neste sentido, o trabalho de marketing é crucial para aumentar as vendas no inverno!

A queda na temperatura sempre é um assunto nas redes sociais. Por isso, é primordial aproveitar a tendência e reforçar as ações do supermercado nos canais de comunicação.

O trabalho de marketing digital pode ser feito de diversas formas. Uma delas é dar dicas de receitas para o inverno nas redes sociais do supermercado. Assim, a loja estreita suas relações com o cliente, que enxerga o estabelecimento também como uma forma de resolver seus problemas na cozinha neste período.

Também é importante trabalhar bem o visual merchandising do supermercado. Aproveite para brincar com o clima e dar um tom mais criativo às promoções. “Ofertas para aquecer no inverno”, “curta o inverno com mais sabor” e frases do tipo funcionam muito bem.

Para isso, trabalhe a comunicação visual com qualidade. Garanta a emissão dos cartazes na quantidade necessária e, claro, com qualidade visual. Eles são importantíssimos para chamar a atenção do shopper e potencializar as ofertas!


Garanta comodidade aos clientes para o inverno no varejo

Além de oferecer os produtos que o consumidor precisa e garantir boas promoções, é necessário assegurar uma boa experiência de compra no ponto de venda. O inverno impõe alguns desafios e apresenta a necessidade de adaptações neste sentido.

Uma delas é proteger os clientes do frio no PDV. Para que o shopper permaneça por mais tempo na loja, ele precisa se sentir confortável. Garantir uma temperatura agradável é indispensável para aumentar as vendas no inverno.

Alguns clientes se sentem menos dispostos a sair na rua e ir ao supermercado no frio. Por esse motivo, a comodidade também está ligada às opções que se dá para que o consumidor faça suas compras e receba em casa. 

Portanto, se a sua loja utiliza serviços de entrega, trabalha com boa plataforma e-commerce, ou app de ofertas, aproveite as oportunidades. As compras à distância têm sido cada vez mais frequentes, o que acelera a necessidade de oferecer experiências mais completas. O inverno chama ainda mais atenção para os benefícios da omnicanalidade.

Contudo, o app ou site precisa oferecer tudo que o cliente deseja para escolher as mercadorias e fazer as compras. Além disso, é imprescindível assegurar entregas rápidas e seguras. Afinal, ninguém pode esperar muito para se aquecer no inverno!

Por falar em experiência, você sabia que é possível fazer uma estratégia de marketing a partir da jornada de compras do seu cliente? Continue no blog e leia este post para entender como aplicar este conceito no varejo!

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