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7 ideias criativas para chamar a atenção dos clientes no varejo

Ei, varejista, você ainda encontra dificuldades para atrair novos clientes para a sua loja? Então fique sabendo que esse é um dos maiores desafios do setor. Até mesmo as marcas mais consolidadas no mercado precisam se inovar constantemente para manter a boa circulação de clientes em seu estabelecimento e atrair novos consumidores.

Sendo assim, o primeiro passo é compreender que esse problema é de todos, e é necessário buscar soluções para contornar a situação.

Contudo, também é preciso lembrar que chamar a atenção do cliente deve ser algo positivo, pois muitos estabelecimentos, em busca de aumentar as vendas a qualquer custo, criam estratégias ou campanhas que não combinam com a imagem da empresa e chamam a atenção do consumidor de forma negativa.

Para que a sua loja não passe por essa situação, vamos ajudá-lo com 7 ideias criativas para chamar a atenção dos clientes no varejo e contribuir com a propagação positiva do seu empreendimento no mercado.

Boa leitura!

Quais são essas ideias criativas para chamar a atenção do cliente?

Para começar, você precisa saber que ser criativo é provavelmente uma das melhores formas de atrair a atenção dos consumidores. Porém, muitos varejistas não conseguem engajar-se com as ideias e colocar a criatividade em prática. Isso é mais comum do que parece. Mas é preciso estar bem atento para vencer essa dificuldade.

Além disso, é importante lembrar que o perfil do cliente tem mudado nos últimos anos. O consumidor de hoje em dia pesquisa antes de comprar, compartilha a opinião nas redes sociais e é muito exigente quanto ao atendimento. Ter isso em mente é fundamental para que os lojistas desenvolvam campanhas e ações baseadas nesses critérios.

Confira a seguir as nossas dicas e encontre formas de ser criativo correndo menos riscos.

1) Tenha uma boa comunicação visual 

A comunicação visual criativa é uma ótima maneira de chamar a atenção dos clientes dentro e fora da loja. Seja na disposição das mercadorias ou na distribuição da comunicação de produto, preço e promoção, você deve pensar em maneiras de apresentá-las de forma que se destaquem. 

É comprovado que a maioria das pessoas são visuais, o que ajuda as estratégias de comunicação visual a atrair o consumidor e fortificar a marca.

Com o projeto certo, distribuído em um layout atrativo e eficiente, o varejista consegue chamar a atenção de um grande público. Produzir cartazes, etiquetas de preço, testeiras, placas de setorização e digital signage dentro da identidade da marca e da campanha vigente, alem distribuir essa comunicação em pontos estratégicos dentro e fora do PDV, online e offline, é uma das orientações mais importantes para atrair a atenção do visitante e futuro consumidor.

Portanto, não poupe esforços para a comunicação visual da sua marca, mas cuidado com os exageros. Confira neste artigo quais são os principais erros de comunicação visual que impedem a sua promoção de gerar impacto.

2) Priorize a Experiência do Cliente

A experiência do cliente, também conhecida como customer experience, é a base do sucesso de qualquer empresa, especialmente em um nicho tão competitivo como no varejo. Então, por que não transformá-la em algo especial, em uma experiência da qual as pessoas se lembrarão depois de saírem da loja? Para isso, é necessário considerar todos os ambientes em que sua marca está presente, seja dentro ou fora da loja.

Uma boa experiência pode ser a chave para atrair clientes. Pense em maneiras de tornar o seu estabelecimento mais interativo e envolvente. Por exemplo, se você possui uma loja de departamento que vende produtos de beleza, pode oferecer sessões gratuitas de maquiagem ou manicure. Se você vende equipamentos esportivos, pode criar uma área de testes para que os clientes possam experimentar o produto antes de comprar. Se for um supermercado, promova degustações dos produtos comercializados, como um novo queijo ou vinho. Veja como melhorar a experiência do cliente com a degustação no supermercado. 

Utilize as ideias criativas no ambiente online, em seu site, anúncios patrocinados e nas redes sociais. Priorize a entrega dos conteúdos, a velocidade e eficiência. Imagine-se navegando como consumidor e pense em como sua experiência poderia ser melhor.

E como estamos falando de experiência, não podemos esquecer do bom atendimento. Essa é sempre uma parte fundamental para qualquer estabelecimento! Ao mesmo tempo, é algo básico, que todas as empresas deveriam oferecer, por mais que não seja o caso na prática.

3) Planeje boas promoções

Todo mundo adora uma boa promoção. Pense em maneiras de criar promoções especiais que chamem a atenção dos clientes. Por exemplo, se você vende roupas, pode oferecer um desconto especial para os clientes que comprarem mais de uma peça, como "compre 2 peças e ganhe uma de brinde". Ou, se você vende produtos farmacêuticos, pode criar um combo com um preço especial para incentivar os clientes a comprarem mais.

As promoções são sempre muito bem-vindas na hora de chamar a atenção dos clientes no varejo. Além disso, elas garantem o aumento no movimento da loja e das vendas.

Contudo, se você realmente quer destacar a sua loja, é preciso ir um pouco além. As abordagens não precisam ficar restritas ao modelo de desconto tradicional. A loja pode, por exemplo, fazer promoções de lançamento, montar kits de produtos, criar um clube de descontos, dar brindes ou promover sorteios. Para isso, avalie o custo-benefício das ações, seja criativo e defina claramente as regras.

Um ponto importante na hora de criar promoções é estipular prazos curtos para estimular o convencimento do público. O senso de urgência do consumidor aumenta quando ele sabe que há uma data definida para o desconto acabar, como no caso das promoções relâmpago. Sendo assim, invista em ações do tipo “Só hoje!” ou “Faltam X horas para acabar!”. Esses são bons exemplos de como chamar a atenção dos clientes para sua loja.

Outro ponto de atenção é a divulgação massiva das campanhas promocionais. Quanto mais visibilidade elas tiverem, mais clientes ficarão interessados em participar das ações. Portanto, não hesite em compartilhar as promoções em todos os seus canais de comunicação. 

4) Use o Calendário Sazonal 

Promover ações baseadas em temas sazonais é uma excelente estratégia para chamar a atenção dos clientes no varejo. Além do apelo sentimental que determinadas datas carregam – Páscoa, Dia das Mães, Natal etc. –, os períodos comemorativos permitem que os lojistas criem abordagens diferentes e que saiam da rotina.

Dessa forma, o leque de oportunidades é extenso. As lojas podem aproveitar não só as datas tradicionais, mas também outros acontecimentos, como programas de televisão em alta, competições esportivas, Black Friday, períodos como Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras.

Apesar de serem muitas as oportunidades, é preciso ter planejamento e se antecipar para as datas importantes. O mais adequado é que os lojistas montem um calendário com as principais oportunidades do ano e se baseiem nele para desenvolver as ações. Para te ajudar, use como referência o calendário sazonal do varejo para 2023. Nele listamos as principais datas comemorativas do ano e oferecemos dicas úteis para sua loja vender muito mais.

5) Realize Eventos 

Eventos na loja podem ser uma ótima maneira de chamar a atenção dos clientes. Afinal, cada vez mais os consumidores buscam se relacionar com marcas que tenham os mesmos valores que eles. Pense em algo que seja relevante para o seu público. 

Por exemplo, se você tem um home center, pode criar um workshop de jardinagem com dicas de como tornar a casa um ambiente mais agradável com flores e plantas.  Ou, se você vende equipamentos eletrônicos, pode convidar um especialista para dar uma palestra sobre as últimas tendências em tecnologia e o que pode combinar com cada perfil de usuário.

Além disso, você também pode apostar em datas comemorativas relacionadas com o ramo de atuação da sua loja. Por exemplo, se você possui uma loja de artigos esportivos, pode aproveitar campeonatos que estejam acontecendo, celebrar o Dia da Saúde, Dia do Esporte, Dia do Educador Físico, e assim por diante. Deixe a criatividade rolar! 

Para chamar a atenção dos clientes no varejo, é preciso ser criativo e sair da caixinha. Pense na experiência do cliente e como esse relacionamento pode ser duradouro e fiel. 

Para garantir sucesso com essa estratégia, é preciso planejar. Lá vão algumas dicas. 

Em primeiro lugar, defina qual clientela você deseja atingir. Especialmente no varejo, há diversos públicos que podem ser impactados em diferentes momentos de compra. Sendo assim, faça uma análise de  perfil, gênero, faixa etária e qual é o objetivo da ação, se ela deve atrair novas pessoas para a sua base ou fidelizar aquelas que já conhecem o seu atendimento e promover a marca.

Também analise quais seriam os fornecedores necessários para a realização do evento, como comidas, bebidas, brindes, etc. Por último, mas não menos importante, defina uma data estratégica para que haja sucesso com essa ação. Aliás, esse último ponto interfere de forma direta no sucesso de seu evento. Se escolher um dia que não há muito fluxo de clientes, pode ser que ele não esteja tão movimentado quanto a sua empresa gostaria.

6) Crie vitrines personalizadas 

A vitrine tem um importante papel no processo de venda porque é o primeiro contato do público com a empresa, como um cartão de visita. Em poucos segundos, ela deve cativar o cliente e convencê-lo a conhecer a sua loja. Por isso, é fundamental que seja criativa, informativa e inovadora.

Já falamos sobre a possibilidade de aproveitar o calendário sazonal. Essa estratégia também se aplica na hora de montar a vitrine. Diversos nichos do varejo devem investir nessa ação, seja supermercados, farmácias, lojas de material de construção, perfumaria, lojas de departamento e muito mais. O importante é saber como atingir o seu público com a respectiva data. 

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, experimente montar a sua vitrine com sugestões de looks e presentes para cada época do ano, como natal, Ano novo e as tendências das estações. 

Lembre-se que valorizar a vitrine é muito importante para as lojas físicas. Aposte na disposição dos produtos, a comunicação visual e a iluminação, que permite criar ambientes mais intimistas ou chamativos.

7) Aposte no Marketing Digital

Maior visibilidade é sinônimo de mais vendas e, atualmente, o marketing digital é o grande aliado do varejo. Não pense duas vezes em investir nas redes sociais como um canal de divulgação da sua marca. Compartilhe conteúdos interessantes, chame a atenção de forma positiva e mantenha uma regularidade nas postagens. Mas lembre-se: cada plataforma tem um público específico e exige abordagens diferentes.

Outra maneira de alcançar mais visibilidade é investir em um blog. Por meio dele, a empresa pode se tornar referência no segmento em que atua. Além disso, é possível educar o consumidor, compartilhar informações relevantes sobre o mercado, divulgar a própria marca e seus produtos. No entanto, antes de começar a escrever, elabore uma estratégia de comunicação e defina claramente os seus objetivos.

Por fim, use também a mídia paga ao seu favor. Patrocinar anúncios no Google, Instagram e Facebook, por exemplo, irá ampliar a abrangência das suas postagens, atrair mais visitantes e aumentar o conhecimento sobre sua marca.

Se você chegou até aqui, viu que existem várias possibilidades de atrair os clientes no varejo com ideias criativas e eficientes. No início, pode ser um pouco desafiador, mas com a equipe certa e um pouquinho de esforço, é possível se destacar da concorrência. Utilize essas ideias como ponto de partida para criar uma experiência única e envolvente para os seus clientes. 

Mas não se esqueça, além de atrair, é importante fidelizar. Confira 5 dicas para fidelizar e melhorar a experiência do cliente com o pós-venda no varejo.

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